terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Algo silencioso e fatal está matando as galáxias pelo universo

Por todo o Universo, galáxias estão literalmente tendo suas vidas arrancadas. Ainda não se sabe o motivo pelo qual isso vem ocorrendo, mas pesquisadores da Austrália estão trabalhando no caso para desvendar o mistério.

Foram examinadas 11 mil galáxias utilizando o Sloan Digital Sky Survey e o Arecibo Legacy Fast ALFA. Após isso, pode ser concluído que um processo chamado de “Pressão de varrimento” está forçando gases para fora da galáxias. Isso é mais comum do que se imaginava, o fenômeno leva a a galáxia ao fim de forma rápida, pois sem os gases, ela não consegue produz estrelas.

Quem é o principal suspeito? 

Com a descoberta do efeito, é preciso descobrir a causa. Os cientistas já tem o suspeito: “a matéria escura”. Esse misterioso material é invisível, porém compõe cerca de 26% do universo.

“Durante suas vidas, as galáxias podem habitar halos de diferentes tamanhos, desde aqueles com massa típicas de nossa própria Via Láctea àqueles com massa mil vezes maior”, afirmou Toby Brown, em um comunicado à imprensa.

“À medida que as galáxias caem nesses halos maiores, o plasma intergaláctico superaquecido entre elas remove seu gás em um rápido processo chamado pressão de varrimento.”

Esta pesquisa revelou que a pressão de varrimento  é muito comum e pode ocorrer em galáxias grandes e pequenas.

“Este estudo demonstra que este processo está operando em grupos muito menores, de poucas galáxias, com muito menos matéria escura. A maior parte das galáxias no universo vive nesses grupos de duas a centenas de galáxias.” Disse o pesquisador.

[GizModo]

Leia também:

 

O post Algo silencioso e fatal está matando as galáxias pelo universo apareceu primeiro em Explicandoo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário