O casamento forçado com crianças é considerado uma violação dos direitos humanos básicos em todo o mundo. Embora seja verdade que cerca de 200 países mantêm requisitos de idade quando se trata de se casar, há muitos lugares onde não existe ou a Lei não é cumprida. Na verdade, mesmo entre os lugares que são regidos por certas leis, muitas vezes as crianças são obrigadas a se casar de forma independente, enquanto os governos olham para outro lado. No artigo de hoje, mostraremos algumas fotografias, que demonstram a realidade que milhares de meninos e meninas vivem e explicaremos como a situação está atualmente.
Busca ONU convertir a América en región libre de #matrimonio #infantil https://t.co/tXQYfZrdhh pic.twitter.com/XECckKhHsH
— Noticias MVS (@NoticiasMVS) November 25, 2015
Em muitas aldeias, cidades, estados, municípios ou cidades do Egito, Afeganistão, Bangladesh, Etiópia, Paquistão, Índia, Oriente Médio, Estados Unidos e América Latina, as mulheres jovens raramente podem deixar suas casas, exceto para trabalhar ou quando é hora delas se casarem. Essas meninas, que não possuem uma educação bem sucedida, muitas vezes se casam aos 11 anos ou até menos. Na verdade, algumas famílias permitem que as meninas com apenas 7 anos se casem; Em muitos lugares é muito raro que elas alcancem a idade de 16 e ainda não estejam casadas… Mas, onde está o limite?
#Matrimonio infantil pic.twitter.com/AQMyAGUTh3
— SJR Ecuador (@sjrec) September 29, 2016
Situação na Índia
O casamento infantil é generalizado em toda a Índia, quase metade de todas as noivas foram casadas ainda crianças. Embora seja verdade que a sua incidência diminuiu a nível nacional (de 55% em 1992/93 para 27% em 2017), em muitos estados o ritmo de mudança ainda é lento, especialmente para todos aqueles com idade entre 15 e 18 anos. Atualmente, é mais comum nas áreas rurais do que nas urbanas (48% e 29%, respectivamente), embora existam variações entre diferentes grupos, como comunidades excluídas, castas e tribos. Em geral, as taxas são mais altas nas partes centrais e ocidentais da Índia e mais baixas nas partes orientais e meridionais.
#PorSerNiñas son obligadas a casarse contra su voluntad. FIN al #matrimonio infantil: https://t.co/6FjXwz4NbK pic.twitter.com/1BjYw7f7Ht
— Plan Int. España (@PlanInt_ES) September 12, 2016
Em qualquer caso, o casamento infantil neste país tem sido praticado durante séculos e o problema mais latente é que ainda está enraizado em uma complexa matriz de tradições religiosas, práticas sociais, fatores econômicos e preconceitos profundos. No entanto, ainda é uma violação dos direitos, deixando cicatrizes físicas, psicológicas e emocionais para a vida.
Para começar, a atividade sexual começa logo após o casamento e tanto a gravidez quanto o parto em uma idade precoce podem levar à mortalidade materna e infantil. Além disso, as meninas são muito mais propensas a sofrer violência doméstica dentro do lar.
Why America still permits child marriage.
It pushes for bans abroad, but the practice is allowed at home More than 207,000 American minors were married between 2000 and 2015. Twenty-seven states have no minimum age for marriage https://t.co/2Rya757Vmc @TheEconomist pic.twitter.com/o9ZO1PWhRY— Edit Szegedi (@editeszegedi) January 3, 2018
Os grupos sociais seguem tradições de tempos anteriores, sem questionar sua relevância na sociedade de hoje. O casamento precoce permite, de certa forma, que os pais “não tenham que se encarregar” de criar seus filhos. Da mesma forma, famílias economicamente fracas e grandes encorajam essa prática, pois ajuda a “livrar-se” das crianças cedo, enquanto o casamento proporciona ajuda incondicional em atividades domésticas e econômicas. Além disso, como já mencionamos, os membros das comunidades que o realizam tendem a ter pouca ou nenhuma educação formal.
Untold Tales: India and Child Marriage https://t.co/WKN51nHuez pic.twitter.com/M5HfXAOMuG
— Alexandre Zovico
(@Aleperdido) December 6, 2017
A crença nas escrituras religiosas e a ideia de que eles “enfatizam” o casamento precoce encorajam as famílias a cumprir esta “obrigação”, garantindo assim a “utilização” plena da fertilidade e a capacidade de procriar. Por ultimo, os fortes laços dos personagens hereditários de uma família (a casta) limitam a disponibilidade dos casais matrimoniais adequados, pelo que, assim que os pais identificam um potencial e estável, eles se apressam a realizar o laço sem a bênção de sua filha. Mas a Índia não é o único país que faz isso; continue lendo para saber mais…
Sonita Alizadeh rappe contre le mariage forcé en Afghanistan https://t.co/KIxSOYVXO6 pic.twitter.com/rZNs9tpvDi
— O le mag (@OleMag) March 22, 2016
Situação nos Estados Unidos
Mais de 200 mil crianças se casaram nos Estados Unidos nos últimos 15 anos e, entre elas, três meninas de 10 anos e um garoto de 11 anos de idade como os mais jovens, devido às grandes lacunas legais que permitem que os menores se casem em determinadas circunstâncias. É verdade que a idade mínima na maioria do país para casar é, supostamente, 18 anos, mas todos os estados têm exceções, como o consentimento dos pais ou a gravidez, que permitem que ele seja realizado. Sem ir muito longe, em maio do ano passado, o governador republicano de Nova Jersey se recusou a assinar uma lei que proibiria esse tipo de ato sem exceção, alegando que isso entraria em conflito com os costumes religiosos.
USA : plus de 200000 enfants mariés ces 15 dernières années https://t.co/ijFr14IKPV #INFOS2017 pic.twitter.com/OUHehcPiFG
— L'important (@Limportant_fr) January 1, 2018
No entanto, é dito que as estatísticas acima mencionadas poderiam ser muito maiores, principalmente porque 10 estados se recusaram a fornecer informações verdadeiras ou completas. O fundadora de “Unchained at Last” disse que “começou a tremer” quando recebeu os dados de Nova Jersey, grupo que ela teve que analisar. “Os números são muito maiores do que eu pensava; a maioria das crianças tinham 13 anos e se casaram com homens adultos “, disse ela. O mesmo aconteceu no Tennessee, onde três meninas de 10 casaram com adultos de 24, 25 e 31 em 2001, além de Alaska, Louisiana ou Carolina do Sul, entre outros 11 estados. Outra menina de 14 anos se casou com um homem de 74 anos no Alabama, enquanto uma jovem de 17 anos se casou com um homem de 65 anos em Idaho.
La lucha para combatir el matrimonio infantil continúa en Estados Unidos https://t.co/kcIJhcQMlq @telediario_tve pic.twitter.com/cNXfQidPxE
— RTVE (@rtve) December 5, 2017
Situação na América Latina
Enquanto a Alemanha, o Malawi, o Nepal, a Holanda, a Espanha e a Suécia propuseram tomar medidas energéticas contra o casamento infantil (eles querem erradicar isso até 2030), o mesmo não acontece na América Latina. A região tem taxas absurdamente elevadas a este respeito; De acordo com a UNICEF, em cinco países, pelo menos 30% das meninas se casam antes dos 17 anos, com a Nicarágua liderada (41%), seguida da República Dominicana, Guatemala, Honduras, México, Costa Rica, Equador, Cuba, Salvador, Panamá e Uruguai. Esses dados rivalizam com a África e a Ásia, onde geralmente receberam mais atenção. Argentina, Chile e Venezuela estão entre a minoria de países que não queriam fornecer dados ao UNICEF.
#Chihuahua se resiste a eliminar el #matrimonio #infantil.https://t.co/bafH7g9HiX pic.twitter.com/iGrxen47nq
— Que Nos Pasa México (@quenospasaweb) March 21, 2017
A América Latina é a única região com alta taxa de casamento infantil em que não houve redução significativa nos últimos 30 anos. Daqueles com porcentagem superior a 30%, todos, exceto a Guatemala, permitem núpcias antes das 18 com o consentimento dos pais, às vezes aos 14 anos.
Pôr fim a isso deve ser uma prioridade, porque é algo profundamente prejudicial para as crianças em todo o mundo visto que são forçadas a deixarem as escolas e ficarem a mercê da pobreza.
En Tamaulipas prohiben #matrimonio infantil. Cuándo dará el paso #CostaRica ?https://t.co/GyXrNoOdj6#ChildMarriage pic.twitter.com/hGyTZ9LDeu
— Fundación Paniamor (@Paniamor) October 20, 2015
O que você pensa sobre isso? Deixe-nos um comentário com a sua opinião, estamos muito interessados!
Fonte: Twitter
O post 9 fotos de crianças que mostram a horrível realidade dos casamentos infantis … apareceu primeiro em Explicandoo.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário