Vira e mexe são descobertos algum exoplanetas na nossa galáxia, apesar de serem descobertas muito importante, isso virou quase uma rotina. Porém, pela primeira vez os astrônomos conseguiram descobrir mais de 2 mil planetas fora da via láctea. A descoberta fica ainda mais inacreditável quando você tem a informação que eles estão a mais de 3,8 bilhões de anos luz da Terra. Mas a nossa tecnologia não consegue “enxergar” tão longe, como eles foram descobertos?
A técnica usada para descobrir esses astros é chamada microlente gravitacional. Esse efeito permite a “distorção da aparência de um objeto por uma fonte de gravidade entre ele e um observador”
Essa técnica até já tinha sido usada antes, no entanto somente para descobertas na via láctea. Para você ter uma noção do tamanho da nova descoberta, a nossa galáxia tem 100 mil anos-luz de diâmetro. Ou seja, nesse estudo fomos muito além da nossa via láctea.
Dentre os planetas encontrados tem de vários tamanhos, a dimensão deles vão desde o tamanho da Lua até o tamanho de Júpiter. Isso também serviu para confirmar que nossa galáxia não é a única que abriga planetas, como se pensava muito tempo atrás.
E aí, ficou empolgado com a nova descoberta? Comente abaixo sua opinião sobre a noticia!
Veja este video com conteúdo semelhante:
[Super]
Leia mais:
- Robô será enviado para Marte para entender o nascimento dos planetas
- Algo silencioso e fatal está matando as galáxias pelo universo
O post Cientistas detectam 2 mil planetas em outra galáxia a bilhões de anos luz de nós apareceu primeiro em Explicandoo.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário