No dia 4 de Fevereiro um asteroide, com diâmetro aproximado de 1 quilômetro, se aproximará do nosso planeta. E como era de se esperar, muita gente já está espalhando pela Internet que isso ocasionará um choque contra nosso planeta, dizimando a vida na Terra. Porém, não há motivos para temer pois o risco dele nos atingir é zero.
O asteroide, que é chamado pela sigla “2002 AJ129”, já é monitorado pelos cientista há quase 15 anos. Sua órbita já esta traçada e já se sabe exatamente onde ele passará. Durante a maior aproximação com a Terra, o “2002 AJ129” estará a 4,2 milhões de quilômetros de nós. Essa distância equivale a cerca de 10 vezes ao espaço entre a Terra e a Lua.
Cientistas irão aproveitar esta passagem.

Contudo, não é porque não seremos atingidos que a sua passagem seja insignificante. Sempre quando temos esses visitantes, os astrônomos aproveitam para fazer cálculos de porção de medições, estudos e levantamentos.
Além de não esbarrar conosco agora, o asteroide não nos oferecerá risco pelo menos nos próximos cem anos. Porém o “2002 AJ129” está na escala como “potencialmente perigoso”. Esta classificação é dada a toda rocha espacial com mais de 140 metros de diâmetro e com órbita a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.
Enquanto muitas pessoas se preocupam com este asteroide, que já está catalogado e foi muto estudado, algum outro objeto pode causar um impacto sem aviso prévio. Dia 18 de Janeiro de 2018, uma rocha do tamanho de um carro passou a apenas 34,6 mil quilômetros da Terra (muito próximo), e detalhe, ele não estava previsto.
Leia também:
- 25 imagens incríveis de lugares abandonados pela humanidade
- Janeiro terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue, tudo na mesma noite
O post É verdade que um asteroide irá se chocar contra a Terra em Fevereiro? apareceu primeiro em Explicandoo.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário